[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overflow=”visible” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_direction_desktop=”default” column_element_spacing=”default” desktop_text_alignment=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_backdrop_filter=”none” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” column_position=”default” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” animation_type=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Os coworking são uma realidade no mundo e cada vez mais empresas e profissionais buscam esses espaços para trabalhar, fazer conexão e networking. A boa notícia é que desde março, a atividade de coworking está regulamentada no Espírito Santo.
Nesse artigo, nós vamos falar mais sobre essa medida para quem tem e-commerce e como aproveitar para os negócios. Bora saber mais?
E-commerce e endereço fiscal
Com o Decreto 5338-R, de 15 de março de 2023 (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=443245), quem possui e-commerce também pode ter o endereço fiscal dentro de um coworking.
Primordialmente, com a mudança da legislação essa possibilidade é legal, o seu negócio fica protegido e não corre risco de multas e até de fechamento por conta de irregularidades na inscrição estadual.
Além do benefício de ter um endereço com as informações de local da empresa, como CNPJ e o contrato social estar dentro de um coworking dá mais segurança e credibilidade para o seu negócio e clientes.
Nesse quesito é importante observar que o espaço compartilhado não será o depósito de seus produtos, mas o local para você e sua equipe trabalharem e até receberem encomendas, fornecedores e clientes.
Outra vantagem é a flexibilidade com planos que cabem nas suas necessidades. Portanto, se você ainda é um microempreendedor individual (MEI), e já tem o plano de crescimento poderá expandir. O mesmo vale para negócios de pequeno e médio porte.
Do mesmo modo, todo empreendedor busca reduzir custos com água, luz, internet, móveis, limpeza e outras despesas. A partir de um coworking, os valores que iriam para essas despesas, podem ser investidos na empresa.
Imagine que seu negócio é de lembranças de eventos corporativos e você atende a clientes locais e de outras regiões de forma remota. É possível ter as amostras organizadas no coworking, o que demostra ainda mais a seriedade do seu negócio.
No Makers, nós contamos também com espaços para produção de conteúdo para fazer lives e produzir fotos e vídeos.
Outro fator que tem atraído cada vez mais empresários para os coworkings é a ausência de burocracia. Sim, basta fazer o contrato de serviço com o plano mais adequado às suas necessidades. Quando há desistência faz-se o comunicado de cancelamento, conforme as orientações que estão no contrato.
E um dos pontos mais importantes para e-commerce e outros negócios, é o networking. Isso porque nesses escritórios é comum encontrar profissionais das mais diversas profissões. Assim, o ambiente contribui para desenvolver parcerias, divulgação, conquistar clientes, realizar vendas e até mesmo novos negócios.
Um exemplo disso aconteceu quando reunimos um grupo de profissionais de finanças para o Improvers Makers. Um programa de educação em comportamento financeiro e investimentos que tem ajudado muitos empresários e até mesmo pessoas físicas. Isso só foi possível graças ao coworking.
Restrições
Ainda sobre o Decreto 5338-R, vale salientar que há restrições do que pode e o que não pode no coworking.
1 – Só poderão se estabelecer, em ambiente de coworking, as atividades de escritório e comerciais.
2 – As industriais estão proibidas de dividir espaço com outras atividades, pois o espaço físico de escritório é incompatível com atividades de fabricação e transformação em geral.
3 – Os contribuintes com benefícios fiscais, também ficaram de fora.
4 – O decreto também proíbe a manutenção de estoque de mercadorias nesses ambientes. Primeiro porque, na avaliação do governo, o espaço físico é incompatível com a armazenagem de médios e grandes volumes, e esta atividade possibilitaria ainda a ocorrência de sonegação fiscal.
Por fim, o descumprimento pode acarretar no bloqueio de documentos fiscais eletrônicos, como está disposto no art. 54-A, VI, do RICMS/ES. A fiscalização ocorrerá por meio de Planos de Auditoria Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Conclusão
Sim, agora você que tem o seu e-commerce pode procurar o Makers e fazer a sua inscrição com endereço fiscal! Além disso, se você tem o endereço do seu CNPJ cadastrado conosco, ganha acesso a outros serviços com um desconto especial e diversas vantagens por fazer parte da nossa comunidade de membros. Tá esperando o quê? Abra o seu mundo para novas possibilidades! Venha conhecer mais do Makers também no nosso Instagram.
[/vc_column_text][nectar_btn size=”small” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” icon_family=”fontawesome” text=”Acesso nosso Instagram” url=”https://www.instagram.com/makersco.etc” icon_fontawesome=”fa fa-instagram”][/vc_column][/vc_row]
Um comentário
Very wonderful info can be found on blog.Leadership