[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overflow=”visible” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_direction_desktop=”default” column_element_spacing=”default” desktop_text_alignment=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_backdrop_filter=”none” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” column_position=”default” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” animation_type=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Quando foi a última vez que você sentiu que estava sem criatividade ou inspiração para o trabalho e até mesmo para aqueles momentos para exercer o seu hobbie? Calma, você não está sozinho.
Confira nesse artigo como é possível ter mais criatividade com os espaços compartilhados, ou seja, os coworkings. Continue a leitura e deixe-se surpreender!
Inovação + criatividade = Mundo melhor
A ideia desse artigo surgiu em uma reunião de pauta, daquelas de brainstorming sem bloqueio. E eis que alguém falou do dia 21 de abril, que é além do Dia de Tiradentes, – para quem não se lembra das aulas de História e só do feriado, ele foi o nosso mártir da Inconfidência Mineira, nessa data também se celebra o Dia Mundial da Inovação e Criatividade.
A data (https://worldcreativityday.com/portugal/) criada há pouco tempo, 2018, pela Organização das Nações Unidas, tem como objetivo reunir comunidades e líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança e milhares de atividades gratuitas que promovem o desenvolvimento humano.
Esse é só um exemplo de como as inovações e a criatividade ‘pipocam’ mundo afora e tem estimulado as pessoas a saírem da ‘caverna’. Pausa aqui para lembrar do filme “Os Croods” e ver como uma jovem inovou, enfrentou monstros e descobriu um mundo além da caverna.
São trocas que acontecem com profissionais de áreas, muitas vezes, completamente diferentes. É o sair da tela de smartphone ou computador e até mesmo salas sem cores para bloquearmos a nossa criatividade.
Agora se olharmos com calma para o lugar onde trabalhamos veremos o quanto ele impacta na inovação e nesses momentos dois fatores se mostram essenciais:
1 – Desopressão: é dar liberdade e não se sentir oprimido. E vale desde as suas ideias no trabalho, sem medo dos julgamentos ou bloqueios, até para viver novas experiências.
2 – Buscar novos ares: ver tudo pelo mesmo ângulo e da mesma forma todos os dias nos impede de abrir o leque para novas possibilidades. Nesse processo, os coworkings têm se mostrado ótimas saídas para inovar.
Neuroplasticidade
Antes de detalharmos mais sobre os coworkings, um momento de ciência e tratar sobre como o nosso cérebro tem a capacidade de mudança a partir das conexões neurais.
De acordo com o especialista em Neurociência Cognitiva, da Universidade de Havard, Roger Beaty, é a neuroplasticidade que nos permite sermos mais criativos.
Na pesquisa liderada por Beaty e publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), ele estudou o comportamento das redes neurais de 163 pessoas, através de uma técnica que permitiu obter imagens cerebrais durante a realização de diferentes atividades. E o resultado apontou a importância da neuroplasticidade.
Para a especialista em Neurociência e Comportamento, Juliana Zellauy Feres, todos nós já nascemos criativos e apenas precisamos fortalecer essa capacidade.
A especialista também observou que o ócio criativo é de extrema importância no processo de criação e inovação. Assim, o nosso inconsciente consegue trabalhar o que está em ‘incubação’, para depois emergir de forma espontânea no consciente”.
Estímulos
Outro ponto já descoberto pelos pesquisadores demonstra que as cores e ambientes diferentes também estimulam o nosso cérebro. E vamos dar o exemplo do Makers.
Quem já circulou pelo espaço ou mesmo nos segue nas redes sociais pode observar que as diversas salas além de ter cores que são altamente estimulantes a criatividade e alegria, são montados com composições diferentes. O projeto arquitetônico foi pensado para que todas as salas possam estar aptas a mudanças rápidas.
Ao mesmo tempo, não há um excesso de informações que, acredite, pode também bloquear a criatividade. O que se procurou no projeto foi ambientes com estímulo à troca de experiências e desenvolvimento de ideias de forma mais fluida.
Por isso, é muito comum encontrar as pessoas com suas salas abertas ou na cozinha, em bate-papos que sempre rendem bons insights.
A presença de um espaço sensorial nos permite conectar com a natureza, quer mais inspirador que isso? Um rooftop para momentos de descontração e com uma paisagem para arejar e, adivinha, expandir a criatividade. Portanto, seja no Dia Mundial da Criatividade e Inovação e em todos os dias do ano, solte a sua imaginação. E se precisar abrir seu mundo para novas possibilidades, venha nos visitar.
[/vc_column_text][nectar_btn size=”small” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” icon_family=”fontawesome” text=”Fale conosco” url=”https://api.whatsapp.com/send/?phone=5527997327275″ icon_fontawesome=”fa fa-whatsapp”][/vc_column][/vc_row]