Uma rápida pesquisa na internet e já nos deparamos com dados que comprovam o crescimento da procura pelos espaços compartilhados para trabalhar. Os coworkings tem feito a diferença no modo de trabalho dos mais variados estilos de profissionais e empresas. 

Nesse artigo, relacionamos 5 razões para se trabalhar em um coworking e como essa possibilidade pode ser um diferencial para você e sua equipe. 

Conceito

Antes de tudo é bom conhecer mais sobre o conceito do coworking e como ele surgiu. 

O primeiro registro é de 2005, em São Francisco (EUA), berço da inovação com seu Vale do Silício e já tinha como objetivo dar um apoio para as startups. Não precisou muito tempo para que a ideia se espalhasse por vários países. 

Ainda nesse contexto do início do século XXI, vale lembrar que surgia o primeiro smartphone como conhecemos hoje pelas mãos de Steve Jobs e companhia. O Ano era 2007. Já deu pra notar que o período estava bem fértil e muitas novidades estavam surgindo. 

E o Brasil? Por aqui, o primeiro coworking surgiu em 2008, em Sampa, e logo outros espaços compartilhados apareceram país afora. O Makers nasceu no final de 2021 e pra saber um pouco da história depois dá uma lida aqui https://makersco.etc.br/e-o-makers-comecou-assim/.

5 razões

Agora que você já leu um breve resumo da história vale lembrar que o conceito dos coworkings é compartilhar o mesmo espaço entre os mais diferentes negócios e profissionais. O que permite que pessoas de diversas áreas e funções estejam na mesma estrutura, trocando ideias. 

E pra quem tem dúvida se vale a pena, reunimos as 5 principais razões para levar a empresa para esse modelo de espaço. Vamos falar a verdade: a lista poderia ser bem maior, porém vamos enfatizar os mais importantes. Vamos lá: 

1. Custos menores

Nada de pagar condomínio, impostos, água, energia, internet. No coworking, as despesas são divididas entre todos e pagas através de uma taxa única. No Makers, esses valores já estão dentro dos pacotes e com flexibilidade a depender da necessidade de cada cliente. 

Para o empreendedor isso significa custos fixos menores, sem surpresas desagradáveis e a possibilidade de ter um maior capital de giro e até mesmo de reinvestir na empresa.

2. Relacionamentos 

Com salas compartilhadas e várias empresas dentro de um mesmo local é natural que haja a conexão entre as pessoas. Assim começa o networking e até mesmo parcerias e oportunidades de negócio. 

Desde o início das nossas atividades, já vimos diversos casos de negócios que surgiram a partir de encontros, seja em nossas salas como também na cozinha, rooftop e outras áreas comuns da nossa casa. 

3. Design moderno

Uma breve pesquisa e logo você vê que o design dos espaços compartilhados são modernos e desenhados de uma forma a atender as mais diversas situações. De uma reunião executiva, passando por estações de trabalho, salas privativas, até lounges após o expediente. 

Aliado a isso, quem contrata o serviço não precisa se preocupar com a manutenção e aquisição de mobiliário e equipamentos.  E ainda conta com outros serviços, como: recepção, secretária, limpeza, copa e muito mais. 

Da mesma forma, tudo é pensando para o bem-estar e produtividade. Daí temos o investimento em:

– Móveis variados, inclusive no estilo.

– Iluminação e climatização em todos os espaços. 

– Cuidado com o visual. No Makers temos salas com carpete, com móveis soltos, o que permite a rápida mudança de layout. 

– Complementos nos espaços, como projetor, quadros, sofás, poltronas. 

4. Localização 

Para quem vive em uma grande metrópole ou mesmo em cidades menores, a distância do local de trabalho faz muita diferença. Afinal, é comum vermos as pessoas perdendo tempo no trânsito. 

Essa é outra vantagem dos coworkings, localizados em pontos estratégicos das cidades, inclusive com locais para estacionar ou em ruas de fácil acesso. Além da facilidade para encontrar os clientes, fornecedores, parceiros nesse espaço, que ainda pode ser um endereço fiscal. 

E para quem optou pelo home office, mas sente a necessidade de mudar de ares de vez em quando ou mesmo separar o pessoal do profissional, nós somos a solução. 

5. Espaço de inovação 

No início desse artigo, nós falamos sobre como para as startups foram importantes os coworkings e continuam sendo, pois é ali que estão os celeiros de criatividade e inovação. 

Frequentemente ao ver e ouvir as dores e necessidades dos clientes, e também as nossas próprias necessidades, surgem as soluções. Às vezes parecem inusitadas, bem diferentes, porém outras opiniões e colaborações tornam possível que o projeto saia do papel. 

É pra mim?

Se você gosta de estar próximo de pessoas, deseja reduzir os seus gastos e sente necessidade de colaboração ou de um ambiente onde a energia e criatividade fluem para ver a sua empresa prosperar, o coworking é pra você! 

Por fim, deixamos um convite para você agendar um horário e vir conhecer o nosso espaço. Mande uma mensagem no WhatsApp.

Makers, abra o seu mundo para novas possibilidades!